quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Vamos falar do tempo

Nada diverte mais o curitibano que falar do tempo, ou melhor, reclamar do tempo. Sempre está muito quente, muito frio, muita chuva, muito seco... Eu particularmente parei de reclamar do tempo no segundo ano do ensino médio quando eu vi que todo tempo tem vantagens; no calor posso usar shorts e entrar em piscinas sem congelar, no frio posso usar meu moleton favorito e tomar chá sem derreter.
Só tem um probleminha nisso tudo, esse verão foi MUITO QUENTE, e não só isso, as nevascas na America do norte, record de chuvas no reino unido, secas, tempestades... Tudo isso em tão grande escala!
Eu fico me perguntando, com um tanto de vergonha de admitir, se isso tudo é causado pela mudança das correntes marítimas causada pelo derretimento das calotas polares. Já foi provado cientificamente que elas estão derretendo, mais rápido do que em todos as outras eras na terra. Também já foi provado que o carbono na atmosfera esta absurdamente alto comparado a algumas décadas atrás. As cada vez mais escassas geleiras tem no seu gelo, registrado informações sobre a atmosfera dos tempos antigos.
As teorias são muitas, como por exemplo que o carbono dos combustíveis fosseis que estava isolado da atmosfera gerou um aumento do efeito estufa, ou o aquecimento minimo do oceano fez com que as algas produzissem uma quantidade absurda de carbono ou inda que com as geleiras derretendo, elas estão parando de refletir os raios solares que estão entrando no mar e aquecendo a terra.
Eu nunca gostei de teorias da conspiração, e estou escrevendo esse texto com muita vergonha, não estou dizendo que foi o ser humano que causou isso... Mas agente tinha que fazer alguma coisa! Nada está sendo feito! Quer dizer, só um terço da água do brasil é tratada (isso em dados oficiais, por que a sanepar que é pra ser uma das melhores do brasil foi envolvida em um escândalo que ela jogava água não tratada na rede que nos usamos pra consumo) e que as nossas queridinhas hidrelétricas geram um montão de carbono devido a putrefação da floresta alagada, sem contar que ainda usamos mais petróleo do que qualquer outra coisa por causa de nossos carros.
Meu carro é a alcool e nunca ando sozinha dentro do carro, vou pra faculdade todo dia com os 5 lugares ocupados. Desligo a água pra escovar os dentes, fecho o registro enquanto passo xampu e sabonete (ao mesmo tempo) no banho, minhas descargas são ecológicas (usam uma quantidade pequena d'água) NÃO LIMPO MINHA CALÇADA COM ÁGUA POTÁVEL. Checo a procedência das minha roupas antes de compra-las. Evito carnes vermelhas e alimentos industrializados. Só uso celulares usados e nunca estraguei nem perdi um na vida. E por fim já plantei umas cinco arvores (de especies nativas em extinção) que vingaram ao longo da minha vida.
Só que o que nós podemos fazer dentro de nossas casas é pouco ainda em relação ao que precisamos mudar! Por que ninguém faz um protesto em prol do esgoto que agente paga pra tratar e não tratam? Por que ninguém se importa. Vai lá beber esgoto.

Fontes:
http://www.tratabrasil.org.br/
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sao-paulo-registra-calor-recorde-em-2014-e-em-um-mes-de-fevereiro-desde-1943,d4da7364cfc04410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
http://www.apolo11.com/clima.php?titulo=Aquecimento_Global_Nasa_confirma_aumento_da_temperatura_da_Terra&posic=dat_20130116-103740.inc
http://ofrioquevemdosol.blogspot.com.br/2011/06/renovaveis-no-brasil-capacidade.html
http://catve.tv/noticia/6/36171/operacao-da-pf-acusa-sanepar-de-nao-tratar-corretamente-o-esgoto

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

sem titulo

Essa confusa realidade
Era hoje não é amanha não é mais
Sempre me surpreende
O anterior frescor dos laranjais
Posterior descampado decadente


" Fiz esse post sentada ao lado do meu labrador Buck (Absolut Manahá) enquanto eu fazia companhia pra ele no seu ultimo dia de vida antes de ser sacrificado, aos 16 anos com mal de alzheimer, hernia em varias vértebras incapaz de andar, com o corpo coberto de feridas e sofrendo dores abdominais. Ainda sim ele estava com os órgãos e exames de sangue  perfeitos e não tinha nem um pelo branco. Pai de 15 filhotinhos, todos já crescidos. Ele foi ganhador de inúmeros prêmios, de melhor da raça, melhor porte e inclusive o premio pan americano de filhote mais bonito entre várias raças. Ele estava surdo há anos e ainda sim respondia a alguns comandos. Fiel, amigo e muito carinhoso vai me fazer muita falta. Não lembro do dia que eu o conheci, mas não vou esquecer o dia que partiu. Espero que um dia ainda nos reencontremos"