quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quem tem Medo do Gato mau?

   Já vou avisar, eu tenho três labradores(Absolut Manahá, Jasmim e Jade) , já tive uma rottweiler (Hina), tenho quatro Chinchilas (já cheguei a ter oito), inúmeros pássaros (não temos mais porque é maldade), três peixes, cinco coelhas. E é claro, já tive um gato birmanês (Caco), dois vira-lata(Fantasma e Pluma) e no momento tenho uma maine coon( Barbie).
   Deis de criancinha sempre gostei tanto de animais selvagens quanto de domésticos. Não a ponto de colocar roupinhas neles, adesivos, beijar eles e chama-los de filhos. Porque além de patético, isso é maldade. Tenho um carinho tão grande por animais que eu não mato sequer insetos. Nem mesmo os mosquitos qual eu tenho uma alergia bem forte (BEM forte) nem mesmo as abelhas que podem me matar (é serio) nem mesmo aranhas! Sempre remanejo eles para fora. Quem me conhece sabe que eu quase não como carne e recuso carnes em geral que eu não conheça a procedência por não conhecer os métodos de abate.
 Agora que vocês já sabem acho que posso entrar na discussão. Porque as pessoas odeiam gatos? Sinceramente, nunca vou entender quem diz "gato é um animal traiçoeiro" "um gato nunca é tão companheiro  quanto um cachorro" entre outros. O engraçado é que quem me diz isso nunca teve um gato, e normalmente já teve um cachorro.
 Levantei as seguintes hipóteses para fundamentar o ódio que alguns tem por gatos. Inicialmente a influencia dos pais. O Brasil assim como o resto da América Latina tem fortíssimas influencias da península ibérica que são países cristãos/católicos, e sofreram uma enorme sincretismo com a cultura indígena e afro-descentente, no caso do Brasil povos provenientes da atual Angola e Moçambique, já nos países hispano americanos muito menos afro e bem mais indígena. Em fim, existem lendas e superstições com gatos e o demônio  que são pequenos demônios, fazem pactos com o satã e etc. Isso agora é ridículo mas numa cidadezinha no interior do rio grande do sul há cinquenta anos atrás pode ter certeza que gerava muito impacto.
   Outra hipótese é que a pessoa quando era pequena pode ter tentado brincar com um gato de rua ou um gato de jardim e acabou sendo arranhada. Antes de tudo, lugar de nenêm é longe dos bichos, eu tenho labradores se eu enfiar o dedo dentro do olho deles eles não vão fazer nada e se um bebe o-fizer também porque eles são calmos e fortes. Mas vá tentar deixar o seu nenêm perto de um filla, um doberman ou um pastor alemão. Os gatos ainda tem mais justificativa que os cães para serem violentos, porque gatos se machucam com uma facilidade imensa, são pequenos e delicados, um chute que você de num cão ele nem sente, e o mesmo chute em um gato é fatal (não que eu já tenha chutado nem um dos dois).
     Outra opção é o comportamento dos gatos. Eles são criaturas noturnas e dormem muito mais que os cães, sobre tudo durante o dia, eles são mais tímidos e não pedem carinho pra quem eles não conheçam (esperto eles, se não estariam em sua grande maioria mortos). Gatos são independentes, eles não ficam com você por comida, porque eles conseguem comida sozinhos facilmente. Eles não ficam com você porque estão presos como os cães que fogem e nunca mais aparecem. Você pode criar um gato solto ele sempre vai voltar pra sua casa, a não ser que o gato do vizinho tenha expulso ele de seu território e é claro, se seu vizinho tiver matado ele (meu caso).
A ultima que eu achei pode até parecer idiota, (mas quem não conhece pessoas idiotas?) é mero orgulho. Por ter um cachorro e não ter um gato, desdenha os gatos e vangloria os cães.
    Eu sei que o texto ta ficando grande, mas esse não é um texto sobre gatos, é um texto sobre seres humanos e seu comportamento e porque comete injustiças todos os dias.
   Eu nunca vi um caso de morte por ataque de gatos, quando no Brasil mais de 150 pessoas morrem por ano (ataques de tubarão, apenas 20 por ano). Aqui no meu bairro mesmo em 2005 morreu um menininho de três anos. E o pior é que costuma ser o próprio cão da família! Miunha própria irmã mais nova já foi atacada por um maltês (isso mesmo, um maltês!) e ficou com cicatrizes no braço. Ficou um dois meses enfaixada.
     Estou cansada de ouvir histórias como a do meu pai que quando era criança matava gato a paulada, afogado e entre outros requintes de crueldade. Um animal que é super eficiente no combate de pragas como ratos e pombos que causam doenças e contaminam a água! Os gatos são animais higiênicos, e inteligentes. Estou cansada de ver cães atropelados na BR e nunca vi um gato atropelado (mas já vi morto com tiro) existe uma superpopulação de cães de rua em praticamente todas as capitais Brasileiras. De cães abandonados, cães que podem matar. Não exite superpopulação de gatos de rua sabe porque? Porque matam eles. Simples assim.

  Olha, vou falar uma coisa que vocês talvez não acreditem, mas é verdade. Minha rottweiler a Hina, era cardíaca, para der remédio pra ela minha mãe colocava-o dentro de uma vina e dava pra ela comer, e as vezes dava uma vina de brinde. É claro que ela via a cadela comendo o remédio. O engraçado é que as vezes ela deixava a vina de brinde, como também a própria ração para um gato preto de rua o Fantasma. A verdade é que o fantasma não era verdadeiramente nosso, ele era da Hina, porque eles ficavam juntos, o Fantasma foi o gato mais arisco que agente "teve" era raro alguém mexer nele, mas estava sempre perto da Hina. E olhá que nós não podíamos mexer na comida dela que ela rosnava. Dos labradores você pode por a mão no pote enquanto ele comem que eles não fazem nada.
  Minha gata é carinhosa, ela gosta de companhia, sempre fia por perto, não gosta de ficar sonsinha, vem por conta própria pedir carinho e dormir no nosso colo. Ela é limpinha, não destrói os moveis e nem solta pelo (é claro que como todo animal nós cuidamos dela com ração de qualidade e escovações diárias). Agente a mantem no andar de cima para ela não andar perto da cozinha nem dos quartos. Meus cães também são bonzinhos, e eu amo eles, mas nunca os teria dentro de casa. Agora eu queria entender quem tem cães pequenos dentro de casa (não servem pra guarda, nem são majestosos, são invocados fazem sujeira e barulho alem de sujar os moveis) porque cachorro e não gato? Aguardo por respostas.

Para mais informações:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/03/falta-de-estatisticas-no-brasil-mascara-prejuizos-com-ataques-de-caes-3683835.html - ataque de cães
http://www.acaoanimal.com.br/blog/?page_id=199 - cães de rua
http://reginabolico-amoraosanimais.blogspot.com.br/2008/05/o-mito-do-gato-e-toxoplasmose.html - para quem acha que gato traz doenças, to aqui, seu imbecil!
http://tenhamedo.net/mitos-urbanos/231-gato-preto.html- mitos sobre gatos
http://apofiss.deviantart.com/ -imagens

Agradecimentos

Antes de tudo, gostaria de anunciar minha enorme felicidade de estar de férias. Esse foi um ano fodido pra mim, e digo sem medo da vulgaridade da palavra, porque foi um ano daqueles, com direito a tudo menos perda de membros. Apesar dos empecilhos tenho que agradecer a Deus aos Santos e Anjos por ter sobrevivido a ele, por toda a fartura que tive entre outros.
Agradecimentos especiais a Duda e o Felipe que sempre estavam dispostos a me escutar e a me consolar de qualquer coisa ( em sua grande maioria besteiras) por serem compreensivos e os melhores amigos que eu podia querer. Agradecer a Gabrielle por me fazer companhia no Positivo e por ser a amiga maravilhosa que ela é.  Agradecer, é claro a minha família  primeiramente meus pais que me deram carinho e dinheiro para aguentar o ano de cursinho. Agradecer ao meu padrinho de crisma o Zé por todas as caronas e cervejas e por manter o bum humor que me ajudou esse ano. A vovó Zezé por ser a vovó linda e maravilhosa que ela sempre foi que com todo o carinho sempre me apoiou, cuidou de mim e até me deu caronas quando necessário, além de ser a melhor cozinheira do mundo. Olha, minhas irmãs não merecem agradecimento nem um porque são achatas e me incomodam, mas mesmo assim a Gabi me apoiou muito nos meus momentos difíceis no começo do ano. A Letícia ão ajudou em nada mesmo. Ma eu amo muito as duas.
Tantos outros que me ajudaram durante o ano, muito obrigada.
Agradecimentos também a Santa Maria Aparecida, Santa maria de Fátima ( na verdade as duas são a mesma Maria) e a São Francisco de Assis que foram  bons exemplos que eu tentei seguir esse ano (e me ajudaram em umas macumbas brabas ).

Boas férias para todos!!!