sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

cigarrilha

La cosa que ella mas odia cuando estás borracha es que le digan que está borracha. Miro al espejo y encontro la pareja de ojos azules que estaban tan obscuros, cubiertos con un humo negro de maquillaje y de cigarrilhos. Rojos y semiabiertos, todo lo que vian era una image que no identificaban como suya.
Ella salio del banõ y aliento el humo del aire. Olía a hierbabuena y vergüenza. Los hombres la cercaban y ella dançaba milongas y bolero con todos que aceptaban. Sin saber cómo, una taza de whisky apareció en su mano y ella lamió los labios, bebió un sorbo. Era pura miel. No cerro la boca, y no tuvo necesidad de preguntar por un cigarrilho. El aparecio ya encendido en sus labios. Cerro los ojos y sintió el mundo hundirse debajo de los pies. Que era un cigarrillo de que el suelo tragó. Abrio los ojos y estaba caída de mollera al salón, con los tacones rotos. "Se empareja con mi corazón" dijo a nadie y se quedó dormida.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Caso perdido

Estou tão cansada
desses poemas sem sentido
que não servem pra nada
Sou um caso perdido



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Gaya


Cá estava eu pensando com meus botões na imagem do titã Atlas carregando o mundo nas costas com aquela cara de sofrimento (estava pensando em desenhar ele, para treinar desenhar músculos e pessoas fazendo esforço) mas dai eu lembrei de alguém bem mais forte, a Deusa celta Gaya que carrega o mundo na barriga e ainda faz isso sorrindo. Isso me faz refletir não só sobre a ideia de homem e de mulher, mas um jeito de levar a vida. Espero que a nudez não te incomode, mas ei, eu aviso ali em cima que esse blog tem imagens fortes!

(Imagem by: Carol Efing, euzinha)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fim do mundo?

Primeiro o cantareira seca, daí Aécio e Dilma no segundo turno e como cereja do bolo suspeita de ebola aqui no Brasil. Cadê aquela historia de "moro em um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza?"
(nós nerds de plantão já estamos preparando o kit anti-apocalipse)

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Rima Pobre

Quero sofrer calada
mesmo que fique louca
Minha garganta já esta rouca
de gritar para o nada


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

#povoburro


  Então gente, eu vou esquecer da minha politica de não citar nomes e vou citar alguns. Beto Richa, Collor, Alckimin, Dilma. Apesar de ter mais exemplos não vou falar mais nem um. Esses nomes são o suficiente pra ver como o Brasil resiste em mudar. É um absurdo? É. Da desgosto? Dá. Mas eu vou lembrar uma coisa para vocês, revoltados de plantão. O Brasil tem meros 29 anos de democracia. Significa que quem tem trinta anos hoje, nasceu em uma ditadura. Essas pessoas não tiveram ninguém pra ensinar elas a votar, por que antes disso não se votava para presidente. Ou seja, mais da metade da população não pode aprender a votar direito, e digo mais, elas ensinam os filhos (sim, nossa geração X e Y) a votar errado. Quem chegou pro pai no domingo e perguntou "pai, em quem eu voto pra senador?" votou errado. Quem acordou ontem e pensou "que merda ter que ir votar" não pode reclamar.
(piramida etária)
  Depois de ver inúmeros comentários do tipo #povoburro ou "vou embora desse país" ou "protestam pra mudar e votam na mesma pessoa". Eu acho ainda mais patético. A quantidade de pessoas reclamando da politica Brasileira (aproximadamente 70% do país) numericamente seria suficiente para uma mudança efetiva. Como que esses caras se reelegem pela milésima vez? Quem é esse tal povo burro que todo mundo fala?
 Eu estou com medo do futuro. Um medo genuíno. Tive tanto medo depois que vi os resultados da eleição e a primeira reação que eu tive não foi "que povo burro" mas sim "o que foi que eu fiz?". Vocês sabem como que eu estudei pra votar e mesmo assim me arrependi de não ter estudado mais. Quando eu vi que o segundo turno vai dar Aécio e Dilma eu quase me mijei nas calças. Isso já estava claro bem antes da votação, mas a agora a realidade bateu em mim.
   Agora me perguntem é um absurdo? É. Da desgosto? Dá. Eu penso em sair do Brasil? Não. Nunca. Não por causa que eu sou nacionalista, que venero minha "pátria amada Brasil" e não é por que eu tenho esperança que ele melhore. Não a curto prazo. É por que seria covarde da minha parte. Não, eu não vou embora. Eu vou ficar e lutar. Não vou chamar o povo que eu faço parte de burro, por que eu sou tão burra quanto eles. Eu vou ficar aqui e vou aprender, e vou tentar mudar e vou fazer meu máximo pra melhorar o país que eu nasci. Agora eu o que eu realmente não sei eu devo convencer quem quer sair do Brasil a ficar e me ajudar ou a mandar eles irem com Deus e boa viagem por que o que esse país não precisa são de mais covardes.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Atendendo a Pedidos

  Quer saber bem resumidamente o que eles fazem? Eles aprovam leis. Pronto, resumi o texto todo. Se quiser entender melhor como isso rola, continue lendo.
(desenho original de Oscar Niemeyer)

  O Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Lembra do poder legislativo das aulas de historia? Ta aqui. Se os dois servem basicamente para criar leis por que existem dois? É o seguinte, como o Brasil é um estado Federalista, ou seja, possui estados cada um com um uma certa autonomia própria, é preciso criar equilíbrio entre o interesse dos estados e o interesse do Brasil como todo. Por isso Niemeyer projetou o congresso dessa forma, são dois pratos de uma balança, que é o simbolo da justiça. O Senado representa os estados e a Câmara representa o povo. Eu já expliquei bastante. Quer saber mais? Nossa, que exemplo de cidadão você é!

 (Senado Federal)

  O Senado Federal é o prato virado para baixo, nele se encontram 81 senadores.  Cada estado tem direito de eleger três senadores, que terão um mandato de oito anos. A eleição deles é uma grande zona, pra começar que o mandato deles se encerra por meio de um revezamento zoado, que de oito em oito anos se renova 2/3 do senado e na outra eleição 1/3 (pra que né?). Outro motivo pra ser zoado é que quando vota pra senador, você na verdade esta dando votos para o partido dele, e é o partido que vai escolher quem vai entrar no senado. Então, o candidato A pode ter recebido 2.767.162 votos e o B 50, mas o Luan Santana decidiu se candidatar pelo partido do candidato B dando um saldo de 347.628.642.376 votos ao partido que escolhe o candidato B para entrar no senado,  e o candidato A fica de fora pois o partido dele não teve muitos votos e só conseguiu eleger meia duzia de gato pingado.
  Agora, o que realmente interessa: esse bando de vagabundo faz o que? Bem, a constituição em seu art.52 prevê quinze competências que envolvem julgar crimes de responsabilidade, aprovar nomeações de autoridade e controlar de certa forma a economia interna e externa do país. O que eles realmente deveriam fazer são reger as 11 comissões permanentes que servem basicamente para aprovar projetos de lei de acordo com seu "tema" (tipo meio ambiente, economia, educação etc). Mas a unica coisa que eles fazem é dar cargo para parentes, atender a interesses de empresas privadas e xingar uns aos outros de "filho da p*" e "diretor de m*". Mas não é ofensa faz parte da função!

(Câmara dos Deputados)

  A Câmara dos Deputados é o prato virado pra cima, e possui 513 deputados. Na minha opinião ele é menos zoneado, mas na verdade é uma bagunça também. Os deputados se elegem de quatro em quatro anos, e cada estado elege um numero proporcional a sua população (São Paulo elege 70, o Acre elege 8).  Ela é composta pela Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil, pelo Colégio de Lideres da Câmara dos Deputados do Brasil e pelas Comissões.
  E o que eles fazem? A constituição prevê em seu art.51 cinco funções privativas da câmara que são basicamente encher o saco do presidente da republica. As comissões podem ser permanentes, temporárias, especiais ou de inquérito. Já ouviu falar em CPI? É uma comissão parlamentar de inquérito que julga crimes do congresso nacional (ou seja nunca condena ninguém) uma famosa que está rolando agora é a CPI da Petrobrás. As comissões temporárias são feitas para aprovar projetos de lei sobre assuntos que não são relevantes o tempo todo, mas em um determinado momento, por exemplo, a reforma do código de processo civil. É claro, eles também praticam com afinco a corrupção, o nepotismo e vendem seus votos para empresas e para partidos.

  Nossa! Você leu tudinho! Meus parabéns! O Brasil precisa de mais pessoas como você. Vote consciente S2

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Não sabe em quem votar?



Olá queridos leitores! Já sabem em quem votar? O primeiro domingo de outubro está chegando. Esse ano está difícil de eleger um bom candidato, até pra mim que sou relativamente engajada na politica, imagina pra quem não se interessa. Eu não vou dizer para vocês em quem votar, mas vou dar algumas dicas que podem te ajudar a votar de uma maneira que você não fique arrependido depois.
Antes de tudo eu quero ressaltar a importância de votar para todos os cargos políticos com a mesma seriedade. Votar para vereador tem a mesma importância que votar para presidente, inclusive seu voto faz mais diferença e vai influenciar sua vida de maneira mais direta. Nós temos a impressão de que votar para cargos como presidente e governador do estado é mais importante que votar para vereador, deputado, senador. Mas não é assim. Um presidente não faz nada sozinho. Nós temos essa impressão por que a propaganda politica investida nos candidatos a presidente é bem mais massiva, por que interessa a mais empresas privadas, obviamente.
Outra coisa que é interessante de levar em conta é o partido que você vai votar. Não por causa da ideologia do partido necessariamente, até por que a grande maioria dos partidos Brasileiros é de uma centro-direita com a bandeira de ajudar "o trabalhador" e "os valores da família" e um monte de termos genéricos que não tem aplicação nem uma. A pesar de ser errado, nesse país agente tem um sério problema, o partidarismo, que se seu governador de estado é de um partido diferente do presidente da republica o estado não recebe verba, o que é um problema sério no paraná que tem uma resistência enorme ao PT, que está na presidência a doze anos.  O mesmo vale para governador-prefeito, prefeito-vereador.
Isso nos leva, também, a um dos princípios da democracia que eu sempre uso para guiar meu voto, o principio da rotatividade. Não vote sempre na mesma pessoa para o mesmo cargo, sobre tudo se ela já se elegeu uma vez. Nós não vivemos em uma monarquia. Quanto mais tempo uma pessoa fica no poder, mas ela cria raízes, mais ela manipula, se cerca de aliados. Que nem o Sarney no Maranhão. Ou, aqui no Paraná,  o Requião, que já foi governador três vezes, mais do que qualquer outro no Brasil todo.
Outra coisa bem pessoal minha é observar a propaganda. Não pelas propostas e pelas mentiras, mas por exemplo, você encontra santinhos dele sendo distribuídos por ai? Ele coloca aquelas placas ridículas nos canteiros da cidade? Tem gente no sol segurando bandeira pra ele? Ele paga pra colocar adesivo em carros alheios? Ele manda torpedos pedindo voto? Ele tem um rap ou um sertanejo irritante que fica tocando no radio e passando na tv? Tudo isso é feito com dinheiro de campanha arrecadado por empresas privadas que vão ser pagas durante toda a candidatura dele, com dinheiro publico. Sem contar que são desperdício de papel, poluição do meio ambiente, poluição visual, poluição sonora, invasão de privacidade, depredação de patrimônio publico e da até pra falar trabalho semi-escravo.
Por fim, se mesmo analisando tudo isso você não sabe em quem votar, não tenha medo de votar nulo ou branco. É comum as pessoas falarem que votar nulo ou branco é uma vergonha, que é uma renuncia do seu direito politico que foi conquistado com tanta luta e suor, ou ainda, que se você votar nulo ou branco você esta ajudando o politico que esta ganhando. Isso são mentiras. Foram inventadas para você votar e dar mais prestigio a um candidato, dar a ele "apoio popular", considerando que 99% dos brasileiros da apoio, ou seja, vota em alguém e nem sabe por que. Você não é obrigado a votar em ninguém, sobre tudo se você acha que ele não te representa. Se um numero considerável de pessoa votasse nulo ou branco, seria um passo a mais para o fim do voto obrigatório.
Querem saber em eu vou votar? Vão ficar querendo. O voto é secreto

Obrigada pela atenção e vote consciente!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Voto Nulo e Voto Branco


Antes de tudo o mito: é mentira que se houverem 50% dos votos nulos ou brancos o governo é obrigado a mudar os candidatos que estão disponíveis para voto, ou anula a eleição. Sei lá quem inventou isso.
O voto nulo ocorre quando alguém insere um numero que não corresponde a nem uma das opções de voto. Teve sua origem na época da cédula de papel, quando alguém escrevia algo ilegível, marcava o lugar errado, riscava, rabiscava, em fim, fazia alguma cagada no voto dele. Pode ser usado como voto de protesto, elegendo animais como o rinoceronte Carareco ou o macaco Tião. POR FAVOR não achem que  o Enéias, o Clodovil ou o Tiririca -por que pior que ta não fica!- foram  votos de protesto, foram na verdade uma grande burrice que serviu pra eleger outras pessoas por meio do voto proporcional.




O voto branco é fácil fácil, é só apertar na tecla "branco" da urna. Também é mito que o voto em branco vai "para o candidato que está ganhando".
No final das contas, o resultado dos dois é o mesmo, eles não são levados em conta na hora de eleger um candidato, porém são registrados para fins estatísticos. Há quem diga que são uma irresponsabilidade, no meu ver, são um direito do cidadão.

http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Agosto/eleicoes-2014-mais-de-50-dos-votos-nulos-nao-podem-anular-um-pleito

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Inspiração

Quieto no canto
papel branco só
Das ideias um nó
surge um encanto:

Origami repentino
papel branco cru
Bate asas peregrino
como um belo tsuru



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ta com dor de garganta?

Você teve, nessas ultimas três semanas, dor de garganta? Acordou com a garganta ardida e o nariz trancado? Bem, esse post é pra você.
Cá estamos nós, curitibanos, já acostumados a ficar gripados nessa época do ano. Mas essa dor de garganta ta estranha, não importa o remédio que eu tome ela não passa! Acorda doído, no fim da tarde parece que ta curando, mas de manha está atacada tudo de novo. Dormir não era pra ajudar a saúde?Além de dor de garganta é provável que você tenha sentido coceira nos olhos, tontura e talvez um pouco de febre.
Querido leitor, você não está com gripe. Não é nem um vírus ou bactéria que está te dando dor de garganta. São micro-partículas. Mini pedacinhos de matéria estão contaminando seu trato respiratório. Que matéria é essa? Oxidos de enxofre, oxidos de azoto e poeira. Em outras palavras, fumaça de escapamento de carro.
Agora você ta pensando "nãããão... até parece, eu to dentro de casa, não to respirando fumaça" ou "poluição não ia fazer isso comigo" ou ainda "que eco-chata sensacionalista". Bem, continue pensando assim então, e vai la tomar antibiótico.
Pra quem acredita em mim e ta afim de sarar da garganta faz o que eu fiz. Domingo passado eu acordei com uma dor de garganta terrível, e ela piorou ainda mais da noite para segunda de manha. Eu pensei que fosse gripe, ou até mesmo gastrite, mas depois de dois dias me tratando como se fosse um dos dois eu tive um estalo, e li esse artigo.
Era exatamente o que eu estava sentido. Eu me toquei por causa da sonolência e da coceira nos olhos, por que eu uso lente de contato e fico ainda mais sensível a esses sintomas.
Minha dica pra você que está sofrendo com a poluição: Tome água. Tome muita água! Funcionou perfeitamente comigo. Seu nariz vai escorrer nos primeiros dias, mas vale muito a pena, minha garganta melhorou muito rápido. Eu sei que é difícil, eu me esforço pra conseguir tomar um litro por dia normalmente (lembrando que o ideal para uma pessoa adulta é tomar dois litros de água por dia independente do estado de saúde), mas eu andei com uma garrafinha d'agua e controlava as quantidades que eu tomei. Tomei dois litros e meio de água por dia e em três dias eu já estava 100% de novo.
Mas por que você ta sentindo isso agora? A resposta é simples, o tempo esta muito seco(agosto é o mês mais seco do ano) e como é inverno todo mundo está andando de carro. Não tem chuva para limpar o ar e Curitiba tem o maior índice de carros per capta do Brasil (tem mais carro que gente), e aumenta cada ano mais. Como não chove dentro de casa, a qualidade do ar no seu quarto é pior do que a do seu jardim, por mais que ele de de cara em uma rodovia movimentada. Então tente não ficar tanto dentro de casa. Aproveite pra pegar um sol e dar um up na vitamina D.
Você é egoísta e só quer curar a si mesmo? Tome água. Se você tem senso de coletividade, abasteça seu carro com álcool. Quase todos os carros fabricados no Brasil são flex, ou seja, podem rodar tanto com etanol quanto com gasolina. A combustão do etanol gera basicamente gaz carbônico e água, e quase não libera enxofre e outros óxidos.Sabe, o ideal mesmo era deixar o carro em casa, não andar sozinho de carro, dar e pegar caronas, andar de ônibus, bicicleta ou a pé. Mas eu não vou te pedir pra fazer isso, eu sei que é difícil. Não quer fazer nada disso? Bem, sorte sua, a previsão do tempo pra amanhã é chuva. Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

Fontes:
http://www.escolakids.com/poluicao-do-ar.htm
http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/doencas-da-poluicao/
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/curitiba-e-capital-com-mais-carros-por-pessoa-veja-ranking
http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2013/03/19/motor-flex-celebra-dez-anos-presente-em-92-dos-carros-novos-do-pais.htm
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/271/curitiba-pr

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gosto muito de você, macaquinho

 Macaquinhos! Sim, o texto de hoje é sobre macaquinhos Brasileiros. Eu decidi escrever sobre isso por váááários motivos. O primeiro é que eu não gostava de macaco até esse ano, o motivo era meu preconceito (ta mais pra pós-conceito) com chimpanzés. Chimpanzés são animais horríveis, bélicos, infanticidas, estupradores, canibais e assassinos de humanos (sobre tudo de crianças humanas). Máás, os chimpanzés são assunto para outra hora. A onda agora são macaquinhos! Esses macaquinhos fofos e amigáveis, são tudo que os nossos primos chimpanzés não são.
Eles possuem uma estrutura social saudável, e estável, uma estrutura familiar de dar inveja em qualquer família moderna, uma inteligencia que não se encontra em qualquer lugar e uma fofura que atiça qualquer instinto materno.
(Filhote de Saguí)
Esse post será dedicado a curiosidades sobre essas lindas criaturinhas, sobre seu estado de conservação e projetos relacionados a eles.

O mico-de-cheiro:
Essa fofura é habitante da floresta amazônica (é, lááá no norte) e são a especie de macaquinho favorita da minha irmã mais nova.Vivem em grupos de centenas que podem chegar a até 300 macaquinhos! Eles não somente vivem bem entre si como se relacionam com macaquinhos de outras especies, como por exemplo o macaco prego, nas chamadas associações poliespecíficas.
Sua relação com os humanos é controversa. Quando filhotes, podem ter a sorte de serem amamentados por mulheres da tribo awá-guaja, e depois que atingirem a maturidade retornam a floresta. Apesar disso, mesmo com esse jeitinho fofo, eles podem pilhar seu acampamento se estiverem com fome!
São os únicos macacos que ainda que sociáveis não tem costume de limpar o pelo um dos outros.
Seu estado de conservação é considerado vulnerável de acordo com a IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) ao trafico de animais para serem usados em pesquisas cientificas e animais de companhia (ilegal, lógico). Não existe nem um grupo especifico para a sua conservação, porem, grupos de combate a biopirataria e ao trafico de animais silvestres ajudam essa e varias outras especies.

(mico-de-cheiro e filhote)


(mico-de-cheiro e filhote)
Mico-leão-de-cara-preta:
Não confundir com o mico leão dourado, esse macaquinho muito especial é uma outra especie de mico leão do gênero Leontopithecus. Eu gostaria de chamar mais atenção a esse amiguinho aqui por que seu estado de conservação é considerado de perigo critico de extinção pela UICN, a ainda mais, esse carinha aqui habita somente o pouco que restou de mangues e ombrófila mista entre o litoral sul de São paulo e a costa paranaense. Ele está entre as 25 especies mais ameaçadas de primatas da face da terra (UICN). Ao meu ver é responsabilidade de nós paranaenses conservarmos este carinha aqui, antes que ele suma do planeta terra. NÃO EXISTE NEM UM GRUPO DE CONSERVAÇÃO DESSA ESPECIE. A minha proposta seria formar um grupo baseado no projeto da associação mico leão dourado que vem nos últimos anos tendo sucesso no aumento populacional dessa especie magnifica que veremos a seguir. 




(raro registro de um Mico-leão-de-cara-preta)
Mico-leão-dourado:
Vocês devem conhecer esse carinha pelas notas de vinte reais, a verdade é que ele vale infinitamente mais do que isso. Apesar do nome, esse macaquinho possui subespécies de cores diferentes como o mico-leão-preto e o mico-leão-de-cara-dourada. Eles são encontrados no pouco que sobrou da mata atlântica e  possuem uma estrutura familiar linda e diversificada. São em sua maioria monogâmicos, porem podem ser poliândricos e PASMEM poligínios, o que é bem incomum quando se tratam de mamíferos, sobre tudo primatas.Eles tem o costume mais fofo do mundo. As mamães micas-leoas costumam ter dois filhotinhos por ninhada, e como da muito trabalho cuidar dessas fofurinhas elas elegem dois papais para cuidar dos filhotinhos. Esses papais carregam e cuidam dos bebês e trazem eles de volta para a mãe para serem amamentados. Para evitar brigas desnecessárias esses carinhas fazem o que chamamos de arch display que é basicamente ouriçar os pelos para parecer maior e fazer com que o oponente desista de lutar.
Ele esta considerado em perigo pela (IUCN) e é protegido pela  associação mico leão dourado, como já foi comentado antes.


(mico-leão-preto e filhote)

(mico-leão-de-cara-dourada e filhote)

(mico-leão-dourado e filhotes)

(mico-leão-dourado)

Saguí-de-Bigode:

Esse carinha aqui é o macaco favorito da minha irmã mais velha e é mesmo simpático não é? Seu nome cientifico, Midas imperator, é uma critica ao imperador alemão Guilherme I, o kaiser, que usava bigodes parecidos com o deste macaquinho. Mas as semelhanças deles acaba por ai. Esse rapaz é pacifico ao contrario do imperador que deu colocou a Alemanha na primeira grande guerra. Vivem em grupos de 8 a 10 indivíduos mistos de machos e fêmeas. Eles possuem uma sociedade matriarcal, onde a fêmea mais velha é a líder. Seu estado de conservação é incerto pois não se possuem dados suficientes sobre sua população (IUCN).

(Sagui-de-bigode)

(Sagui-de-bigode com filhote)

Sagui comum, ou sagui-de-tufo-branco:
Se você já viajou para Salvador ou para o rio de Janeiro deve ter topado com uma dessas figurinhas. Eles se desenvolveram razoavelmente bem ao ambiente urbano, devido ao seu habito alimentar de comer seiva de arvore que lhe dá uma reserva energética capaz de armazenar nutrientes por um longo período de escassez. Apesar de seu estado de conservação ser pouco preocupante, uma especie trazida do nordeste, introduzida no rio de janeiro vem causando problemas pois se alimenta de ovos de aves nativas. Isso na verdade não seria um problema, já que existem espécies de sagui nativos da região sudoeste que se alimentam de ovos, porém o desmatamento diminui o habitat das aves e consequentemente sua população, e esses saguizinhos somados aos nativos são uma população de predadores maior do que a de prezas. Como sempre, a culpa não é dos saguis, é dos homens que primeiro introduziram ele e depois desmataram a mata atlântica. Ele é protegido pelo projeto Muky da criação em cativeiro ilegal.

(Sagui)
(Outro filhote de Saguí)
Sagui-Leãozinho:
E por ultimo, porém não menos especial está o sagui-leãozinho que deu nome a esse post, primeiramente por que eu graças a ele eu fiquei o dia todo com"gosto muito de você leãozinho" do Caetano Veloso na cabeça, e depois por que ele é meu macaquinho favorito! Ele é considerado pelo Guinnes Book o menor macaco do mundo, e é ABSURDAMENTE procurado pelo trafico ilegal de animais por pessoas idiotas que acham que tem direito de retirar um animal desses da natureza e prender dentro de casa. 
Sua população vem diminuindo drasticamente, mesmo que antes e seu estado de conservação fosse considerado pouco preocupante. Eu mesma encontrei exemplares para vender pela internet nesse site aqui, dois filhotes por mil reais! Alguém pode me ajudar como denunciar?!

(Sagui-leãozinho)

(Sagui-leãozinho filhote)

(Sagui-leãozinho)


Fontes:
http://www.amazonlink.org/biopirataria/ - informações sobre bio pirataria
http://www.micoleao.org.br/associação mico leão dourado
http://humoncomics.com/tamarin-daddy-daycare - Estrutura familiar dos micos-leões
http://onde-comprar-preco-de.animais-estimacao.com/?encontrar=sagui+leaozinho - ABSURDO!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Functional Couple



Ziegfeld was propped up in the window, drinking a brown bottle of malzbier, when his women, Lakisha, entered. She was quiet for a second then she ran her hand over his head and said:
_Baby, you're getting bald.
Ziegfeld finished sucking a sip from his bottle, said  with the moist mouth;
_Wow, why's that, all of a sudden?
Lakisha shrugged and said
_There is nothing wrong in getting bald, man, is just that it usually happens when people get old, you're kinda new to start losing hair.
Ziegfeld  said then
_Well, At the least I'm only losing hair now. It would be worse if I were you, and was born with these can-opener teeth.
Lakisha snapped his fingers and moved her neck from side to side:
_ Look here Zig ,my teeth can be little separated, but at  least i'm not a ass-hole like you. Or bald. I was just noticing. Besides, I can just close my mouth, no one sees my teeth
_And I can implant some hair, whistle-mouth.
_It dosen't make your type to make hair implant
_Nor yours to close the mouth
Lakisha squeezed her eyes with an expression that said "Oh, hell, you didn't"
Ziegfeld squeezed a smile with bearded cheeks:
_Love ya, hony
_ I love you too, dick head

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Solidão

Sozinha, novamente
eu posso ouvir as paredes
que sussurram coisas verdes
aos monstros da minha mente

Solidão, minha inseparável parceira
é a unica que presencia
que cativa, feiticeira
minha pobre poesia...





terça-feira, 17 de junho de 2014

pequenos traumas

Eu estava tentando estudar e me peguei pensando em uma situação que aconteceu a muito tempo atrás e fiquei chateada. Até hoje eu não entendi bem o que aconteceu e tinha um constante sentimento de culpa, mas então tive um estalo e vou passar tudo a limpo! Queria que quem estudasse comigo na terceira serie pudesse ler isso...
Então, aconteceu a muito tempo atrás, eu estava na terceira serie e não era exatamente a menina mais popular da sala, a verdade é que não da pra dizer que eu tinha amigos na escola naquela época. Pois bem, era uma aula de história e agente estava aprendendo sobre a idade média, e sobre a sociedade medieval estratificada na medida que uma professora não diplomada e sem muito interesse pode ensinar para crianças com menos interesse ainda, mas eu sempre gostei de historia. A professora falou que era dividida entre clero, nobres e camponeses, sem dizer o que cada um era, e eu acabei deixando escapar para o colega do lado que eu era nobre. Grande erro, grande erro. Na hora a professora veio brigar comigo, falando que eu não sabia o que estava falando e eu acabei me atrapalhando toda, sem saber bem o que falar ou saber por que as pessoas estavam brabas comigo. A verdade é que chamaram minha mãe para a escola e eu acabei tendo que ir parar no psicologo depois disso. Parece exagero mais não é, eles realmente chamaram minha mãe e pediram para eu fazer terapia. Pensando agora, minha mãe não teve jogo de cintura. Ela devia ter dito o que eu vou explicar para vocês agora.
Meu sobrenome é Efing, como vocês jã sabem, não é um sobrenome muito comum e muita gente não sabe pronunciar. É um sobrenome de origem alemã e significa fênix. O brasão da minha família ostenta as cores prateado e vermelho e possui três fenix. É uma família antiga que é datada deis de 1.400 e cacetada, e na Alemanha minha família possuía uma porção de terra denominada baronia, ou seja o patriarca da família era um barão. Eu não quero citar nomes nem nada nem as datas exatas só quero mostrar o que sempre me disseram e o que na minha cabeça fazia de mim uma pequena cavaleira de armadura dourada. Tudo que eu sei está escrito em um quadro na casa dos meus avós que meu tio Ricardo que é um gaúcho meio orgulhoso decidiu pesquisar e fazer o quadro. Aliás, eu teria que pesquisar bastante pra dar informações mais apuradas já que grande parte relacionada ao assunto está em alemão, e eu não sei falar alemão. Eu só quero explicar por que na cabeça de uma menina de sete anos era possível falar sobre isso com o colega do lado.

(casa Efing na Alemanha)

(documento de registro da família Efing, ou algo do gênero kkk não da pra entender direito)


(Detalhe superior da fechada da casa Efing)

A verdade é que até a oitava seria tinha gente que lembrava disso e me deixava muito chateada por que até eu entrar em contato com um primo distante chamado Günter Efing (credito a ele pelas fotos) eu esqueci completamente das minhas origens e tinha vergonha até de corrigir quando falavam meu sobrenome errado. Esse foi realmente um pequeno trauma meu e agora eu não quero mais ter vergonha de falar sobre o meu sobrenome. Eu não acho ele excepcionalmente legal nem nada, não me achem fascista ou algo do gênero, eu sei que eu estou muito longe de ser nobre (sai de mim! Eu gosto mesmo é do meu sanguinho indígena e libanês que deixam eu pegar sol sem me queimar) mas acho injusto que eu tenha um trauma besta desses.
Conclusão: Se você é uma professora de historia do ensino fundamental e um aluno seu fala alguma coisa sobre ser nobre deixe ele em paz, não chame a mãe dele e muito menos suponha que ele tem transtorno de personalidade narcisista! Fica na tua.
Mas se eu pudesse voltar no tempo eu só ficaria quieta. Mesmo.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Segunda- Feira

Ontem estava chovendo
Era uma manha de domingo
Nao te encontrei dormindo
E eu acordei chorando

Hoje o dia acordou nublado
E eu nao quis abrir os olhos
Por que nos meus sonhos
Eu dormia do seu lado

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pequenas Causas...


A despeito da brincadeira, minhas intenções são sinceras.
Obrigada por assistir mais um filme trash da produtora caixa de papelão.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Auto-retrato

De longe eu pareço
uma garotinha triste
apoiada num poste
Sem endereço

Mas quando me conhecem
vem que eu não passo
de uma entre cem
Um grande fracasso
Uma garotinha triste



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Chega de Mário Quintana e Carlos Drumond!

Canção
Cecília Meireles

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor qu escorre dos meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo,
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quando for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito:
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dobradinha!

Cá estamos, nove de abril de dois mil e quatorze, é o aniversário de seis anos do meu blogg! Como se isso já não fosse legal o suficiente, por coincidência, também é meu post numero 200! Não que eu não tenha escrito mais do que isso, eu na verdade apago uma em cada três postagens que eu escrevo (queria ter adquerido esse habito antes de 2011)
Em fim, lendo esse blog você vai saber algumas coisas interessantes sobre animais, politicamitologia, ecologia, lançamento de filmes e livros, historinhas bobas, animações bobas, historias em quadrinhos (também bobas) e sobre tudo como eu sou mané.
Escrevendo esse blog eu basicamente quero deixar um registro para mim mesma das coisas que eu penso e compartilhar com quem eu gosto. Minha unica experiencia ruim com ele foi esse ano e me serviu de lição para certas coisas, mas tirando isso, meu bom e velho tortinha unclebarry só tem me trazido felicidade e motivo pra procrastinar outras coisas.
Vamos comemorar com uma tortinha!





terça-feira, 25 de março de 2014

Chorando

Me segue uma nuvem
vai de leste a oeste
sempre que ela vem
Fico chovendo triste

terça-feira, 18 de março de 2014

Gaelic Soul

O vento me sussurra segredos
dos tempos dos meus antepassados
Acaricia com a ponta dos dedos
meus cabelos curtos e amassados

A chuva me purifica
por meu rosto escorre
E por tudo que me cerca
Acho que virei arvore

O sol me da vida
Derrete a tundra
de forma tão solida
Acho que virei pedra


terça-feira, 4 de março de 2014

Aos leitores e não leitores

Gostaria de expressar minha insatisfação com a humanidade. Eu não sou dessas pessoas que odeia a humanidade e acha que o ser humano é por essência ruim. Não sou nem Hobbes nem Rosseau. A questão aqui, não chega nem aos pés de uma filosofia complexa, minha insatisfação é fruto de uma experiencia empírica que eu fiz essa semana.
Estou muito chateada com o magnetismo que conflitos tem sobre as pessoas. Meu blog já tem seis anos e cento e noventa e sete posts publicados. Em todo esse tempo em cada um desses posts eu abordei temas leves e com um senso de humor quase infantil ainda que um pouco ácido, que é um reflexo da minha personalidade de quem se alegra com pouco e se irrita com menos ainda. Poesia, musica, ecologia e de vez em quando uma coisinha diferente. Durante esses seis anos consegui uma média de aproximadamente trinta visualização por poesia e vinte por "artigo" ou seja lá como eu devo chamar meus textos etiquetados como "mundo estranho em que vivemos". Atinge o numero máximo de leitores até três dias depois de publicado e depois cresce muito vagarosamente durante os anos de gente perdida na internet, que muitas vezes nem português falam, como meu post sobre Algust Rodin de 14 de setembro de 2010 que atingiu 1632 visualização com o passar dos anos, ainda que quando eu a escrevi não teve mais de cinco visualizações.
Uma vez eu tentei colocar um texto com um tema polêmico.  Eu realmente não imaginava que o numero de leitores fosse ultrapassar meus vinte leitores fiéis, mas ultrapassou em menos de dois dias 104 visualizações. Nem falo nada dos comentários que eu tenho umas sete vezes por ano e tive 10 em um único post em dois dias.
O que isso nos prova? Que as pessoas gostam de polêmica, discussão e etc. Eu sei que grande parte dos acessos que recebi foram de curiosos que nem leram quando virem o tamanho do texto. O que me chateia mais é a participação ativa de pessoas que aposto que nem fazem parte dos meus 20 leitores fiéis.
As pessoas gostam de passar devagar do lado de acidente no transito, gostam de ver noticia de assassinato, estupro, pedofilia... E gostam muito de discutir. Eu já gostei de discutir, hoje em dia não gosto mais, não gosto de manter conversas que eu precise aumentar meu tom de vós. Eu me altero, me irrito, me estresso e não me faz bem. Evito ainda mais discutir na internet, onde a baixaria rola solta, com gente que se esconde trás de uma tela de computador.
Em fim, não dá pra conversar com vocês.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Vamos falar do tempo

Nada diverte mais o curitibano que falar do tempo, ou melhor, reclamar do tempo. Sempre está muito quente, muito frio, muita chuva, muito seco... Eu particularmente parei de reclamar do tempo no segundo ano do ensino médio quando eu vi que todo tempo tem vantagens; no calor posso usar shorts e entrar em piscinas sem congelar, no frio posso usar meu moleton favorito e tomar chá sem derreter.
Só tem um probleminha nisso tudo, esse verão foi MUITO QUENTE, e não só isso, as nevascas na America do norte, record de chuvas no reino unido, secas, tempestades... Tudo isso em tão grande escala!
Eu fico me perguntando, com um tanto de vergonha de admitir, se isso tudo é causado pela mudança das correntes marítimas causada pelo derretimento das calotas polares. Já foi provado cientificamente que elas estão derretendo, mais rápido do que em todos as outras eras na terra. Também já foi provado que o carbono na atmosfera esta absurdamente alto comparado a algumas décadas atrás. As cada vez mais escassas geleiras tem no seu gelo, registrado informações sobre a atmosfera dos tempos antigos.
As teorias são muitas, como por exemplo que o carbono dos combustíveis fosseis que estava isolado da atmosfera gerou um aumento do efeito estufa, ou o aquecimento minimo do oceano fez com que as algas produzissem uma quantidade absurda de carbono ou inda que com as geleiras derretendo, elas estão parando de refletir os raios solares que estão entrando no mar e aquecendo a terra.
Eu nunca gostei de teorias da conspiração, e estou escrevendo esse texto com muita vergonha, não estou dizendo que foi o ser humano que causou isso... Mas agente tinha que fazer alguma coisa! Nada está sendo feito! Quer dizer, só um terço da água do brasil é tratada (isso em dados oficiais, por que a sanepar que é pra ser uma das melhores do brasil foi envolvida em um escândalo que ela jogava água não tratada na rede que nos usamos pra consumo) e que as nossas queridinhas hidrelétricas geram um montão de carbono devido a putrefação da floresta alagada, sem contar que ainda usamos mais petróleo do que qualquer outra coisa por causa de nossos carros.
Meu carro é a alcool e nunca ando sozinha dentro do carro, vou pra faculdade todo dia com os 5 lugares ocupados. Desligo a água pra escovar os dentes, fecho o registro enquanto passo xampu e sabonete (ao mesmo tempo) no banho, minhas descargas são ecológicas (usam uma quantidade pequena d'água) NÃO LIMPO MINHA CALÇADA COM ÁGUA POTÁVEL. Checo a procedência das minha roupas antes de compra-las. Evito carnes vermelhas e alimentos industrializados. Só uso celulares usados e nunca estraguei nem perdi um na vida. E por fim já plantei umas cinco arvores (de especies nativas em extinção) que vingaram ao longo da minha vida.
Só que o que nós podemos fazer dentro de nossas casas é pouco ainda em relação ao que precisamos mudar! Por que ninguém faz um protesto em prol do esgoto que agente paga pra tratar e não tratam? Por que ninguém se importa. Vai lá beber esgoto.

Fontes:
http://www.tratabrasil.org.br/
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sao-paulo-registra-calor-recorde-em-2014-e-em-um-mes-de-fevereiro-desde-1943,d4da7364cfc04410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
http://www.apolo11.com/clima.php?titulo=Aquecimento_Global_Nasa_confirma_aumento_da_temperatura_da_Terra&posic=dat_20130116-103740.inc
http://ofrioquevemdosol.blogspot.com.br/2011/06/renovaveis-no-brasil-capacidade.html
http://catve.tv/noticia/6/36171/operacao-da-pf-acusa-sanepar-de-nao-tratar-corretamente-o-esgoto

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

sem titulo

Essa confusa realidade
Era hoje não é amanha não é mais
Sempre me surpreende
O anterior frescor dos laranjais
Posterior descampado decadente


" Fiz esse post sentada ao lado do meu labrador Buck (Absolut Manahá) enquanto eu fazia companhia pra ele no seu ultimo dia de vida antes de ser sacrificado, aos 16 anos com mal de alzheimer, hernia em varias vértebras incapaz de andar, com o corpo coberto de feridas e sofrendo dores abdominais. Ainda sim ele estava com os órgãos e exames de sangue  perfeitos e não tinha nem um pelo branco. Pai de 15 filhotinhos, todos já crescidos. Ele foi ganhador de inúmeros prêmios, de melhor da raça, melhor porte e inclusive o premio pan americano de filhote mais bonito entre várias raças. Ele estava surdo há anos e ainda sim respondia a alguns comandos. Fiel, amigo e muito carinhoso vai me fazer muita falta. Não lembro do dia que eu o conheci, mas não vou esquecer o dia que partiu. Espero que um dia ainda nos reencontremos"