sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Medo


(Los Caprichos, El sueño de la razon produce monstruos- Goya)



Maldito seja o lagarto pré-histórico que teve uma mutação celular que nos permitiu sentir medo. O medo surgiu como mecanismo de sobrevivência, e cá entre nós, em teoria é muito eficaz. Infelizmente, nós seres humanos de cerebelo desproporcional ao cérebro não nos valemos desse mecanismo. Temos a função do medo tão deturpada que produzimos filmes, obras literárias series de TV e toda sorte de artimanha para simularmos situações que nos deem medo.
Veja bem, e um passado distante, nossos ancestrais não humanos usavam o medo em seu favor, por exemplo, quando viam um grande predador. O cérebro manda sinais para o corpo liberar adrenalina, nossos vasos sanguíneos se contraem, a respiração  e os batimentos cardíacos aceleram. Isso tudo para sairmos correndo na maior velocidade que conseguimos. Veja bem que aqui não caberia darmos um grito estridente como na cena do banho de piscicoze. Só trariam mais leões atrás de nós, além de nos tirar o folego para a corrida.
Agora eu gostaria de pedir a sua compreensão e boa vontade para ler as minhas classificações de medos humanos.

Temos os medos irracionais, como medo de barata, medo de palhaço, medo de esqueletos e por ai vai. São irracionais porque temos pavor deles mesmo que eles não nos representem uma ameaça verdadeira,e nossas reações variam de gritos e correria a choque e crise de choro.

Temos os medos racionais como de sequestro, assalto, incêndio, avião doença entre outros. Essa especie de medo tem uma particularidade muito boa pois podem ser prevenidos e raramente nos tiram o sono. Infelizmente eles acontecem na vida real e nossos instintos muitas vezes nos traem quando se fala neles. Clássico caso é o do assalto, onde se você correr ou gritar, "leva tiro" na cabeça.

E finalmente temos os medos fatais. Esses são os piores. São medos que existem de verdade porém não a nada que se possa fazer a respeito deles, alem de não pensar  muito no assunto, sendo assim uma mistura de medo irracional e medo racional. Aqui estão o medo da terra ser atingida por um meteoro, medo da morte...  Esse nos tiram o sono.

Escrevi esse texto por causa de um medo que eu tenho, e que acho que todo mundo tem. Meu medo de virar uma pessoa de merda e ter uma vida de merda. Uma pessoa que engrossa a massa de pessoas que não fazem nada de bom para ninguém a vida toda, pessoas que nem deviam ter nascido. Uma pessoa que detesta a própria vida, com um casamento de merda, filhos de merda, carreira de merda, sonhos de merda. Uma pessoa que busca algo a vida toda e nunca vai encontrar.

Tomara que meu medo cumpra seu proposito original e me desvie desse caminho, porque eu sinto que ele é um medo fatal.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Beijo Molhado

Sente uma gota
cair na face
Ele oferece
A lagrima para a garota

Mais parece Romeu
encaixa como luva
Mas quem nunca deu
um beijo na chuva?


"The Blue umbrella, o mais novo (e romântico) curta da pixar, anda não vi mas estou louca pra ver"