Antes de tudo o mito: é mentira que se houverem 50% dos votos nulos ou brancos o governo é obrigado a mudar os candidatos que estão disponíveis para voto, ou anula a eleição. Sei lá quem inventou isso.
O voto nulo ocorre quando alguém insere um numero que não corresponde a nem uma das opções de voto. Teve sua origem na época da cédula de papel, quando alguém escrevia algo ilegível, marcava o lugar errado, riscava, rabiscava, em fim, fazia alguma cagada no voto dele. Pode ser usado como voto de protesto, elegendo animais como o rinoceronte Carareco ou o macaco Tião. POR FAVOR não achem que o Enéias, o Clodovil ou o Tiririca -por que pior que ta não fica!- foram votos de protesto, foram na verdade uma grande burrice que serviu pra eleger outras pessoas por meio do voto proporcional.
O voto branco é fácil fácil, é só apertar na tecla "branco" da urna. Também é mito que o voto em branco vai "para o candidato que está ganhando".
No final das contas, o resultado dos dois é o mesmo, eles não são levados em conta na hora de eleger um candidato, porém são registrados para fins estatísticos. Há quem diga que são uma irresponsabilidade, no meu ver, são um direito do cidadão.
http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Agosto/eleicoes-2014-mais-de-50-dos-votos-nulos-nao-podem-anular-um-pleito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
::: (\_(\
*: (=' :') :*
·.. (,('')('')¤°.¸¸.·´¯`»