terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gosto muito de você, macaquinho

 Macaquinhos! Sim, o texto de hoje é sobre macaquinhos Brasileiros. Eu decidi escrever sobre isso por váááários motivos. O primeiro é que eu não gostava de macaco até esse ano, o motivo era meu preconceito (ta mais pra pós-conceito) com chimpanzés. Chimpanzés são animais horríveis, bélicos, infanticidas, estupradores, canibais e assassinos de humanos (sobre tudo de crianças humanas). Máás, os chimpanzés são assunto para outra hora. A onda agora são macaquinhos! Esses macaquinhos fofos e amigáveis, são tudo que os nossos primos chimpanzés não são.
Eles possuem uma estrutura social saudável, e estável, uma estrutura familiar de dar inveja em qualquer família moderna, uma inteligencia que não se encontra em qualquer lugar e uma fofura que atiça qualquer instinto materno.
(Filhote de Saguí)
Esse post será dedicado a curiosidades sobre essas lindas criaturinhas, sobre seu estado de conservação e projetos relacionados a eles.

O mico-de-cheiro:
Essa fofura é habitante da floresta amazônica (é, lááá no norte) e são a especie de macaquinho favorita da minha irmã mais nova.Vivem em grupos de centenas que podem chegar a até 300 macaquinhos! Eles não somente vivem bem entre si como se relacionam com macaquinhos de outras especies, como por exemplo o macaco prego, nas chamadas associações poliespecíficas.
Sua relação com os humanos é controversa. Quando filhotes, podem ter a sorte de serem amamentados por mulheres da tribo awá-guaja, e depois que atingirem a maturidade retornam a floresta. Apesar disso, mesmo com esse jeitinho fofo, eles podem pilhar seu acampamento se estiverem com fome!
São os únicos macacos que ainda que sociáveis não tem costume de limpar o pelo um dos outros.
Seu estado de conservação é considerado vulnerável de acordo com a IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) ao trafico de animais para serem usados em pesquisas cientificas e animais de companhia (ilegal, lógico). Não existe nem um grupo especifico para a sua conservação, porem, grupos de combate a biopirataria e ao trafico de animais silvestres ajudam essa e varias outras especies.

(mico-de-cheiro e filhote)


(mico-de-cheiro e filhote)
Mico-leão-de-cara-preta:
Não confundir com o mico leão dourado, esse macaquinho muito especial é uma outra especie de mico leão do gênero Leontopithecus. Eu gostaria de chamar mais atenção a esse amiguinho aqui por que seu estado de conservação é considerado de perigo critico de extinção pela UICN, a ainda mais, esse carinha aqui habita somente o pouco que restou de mangues e ombrófila mista entre o litoral sul de São paulo e a costa paranaense. Ele está entre as 25 especies mais ameaçadas de primatas da face da terra (UICN). Ao meu ver é responsabilidade de nós paranaenses conservarmos este carinha aqui, antes que ele suma do planeta terra. NÃO EXISTE NEM UM GRUPO DE CONSERVAÇÃO DESSA ESPECIE. A minha proposta seria formar um grupo baseado no projeto da associação mico leão dourado que vem nos últimos anos tendo sucesso no aumento populacional dessa especie magnifica que veremos a seguir. 




(raro registro de um Mico-leão-de-cara-preta)
Mico-leão-dourado:
Vocês devem conhecer esse carinha pelas notas de vinte reais, a verdade é que ele vale infinitamente mais do que isso. Apesar do nome, esse macaquinho possui subespécies de cores diferentes como o mico-leão-preto e o mico-leão-de-cara-dourada. Eles são encontrados no pouco que sobrou da mata atlântica e  possuem uma estrutura familiar linda e diversificada. São em sua maioria monogâmicos, porem podem ser poliândricos e PASMEM poligínios, o que é bem incomum quando se tratam de mamíferos, sobre tudo primatas.Eles tem o costume mais fofo do mundo. As mamães micas-leoas costumam ter dois filhotinhos por ninhada, e como da muito trabalho cuidar dessas fofurinhas elas elegem dois papais para cuidar dos filhotinhos. Esses papais carregam e cuidam dos bebês e trazem eles de volta para a mãe para serem amamentados. Para evitar brigas desnecessárias esses carinhas fazem o que chamamos de arch display que é basicamente ouriçar os pelos para parecer maior e fazer com que o oponente desista de lutar.
Ele esta considerado em perigo pela (IUCN) e é protegido pela  associação mico leão dourado, como já foi comentado antes.


(mico-leão-preto e filhote)

(mico-leão-de-cara-dourada e filhote)

(mico-leão-dourado e filhotes)

(mico-leão-dourado)

Saguí-de-Bigode:

Esse carinha aqui é o macaco favorito da minha irmã mais velha e é mesmo simpático não é? Seu nome cientifico, Midas imperator, é uma critica ao imperador alemão Guilherme I, o kaiser, que usava bigodes parecidos com o deste macaquinho. Mas as semelhanças deles acaba por ai. Esse rapaz é pacifico ao contrario do imperador que deu colocou a Alemanha na primeira grande guerra. Vivem em grupos de 8 a 10 indivíduos mistos de machos e fêmeas. Eles possuem uma sociedade matriarcal, onde a fêmea mais velha é a líder. Seu estado de conservação é incerto pois não se possuem dados suficientes sobre sua população (IUCN).

(Sagui-de-bigode)

(Sagui-de-bigode com filhote)

Sagui comum, ou sagui-de-tufo-branco:
Se você já viajou para Salvador ou para o rio de Janeiro deve ter topado com uma dessas figurinhas. Eles se desenvolveram razoavelmente bem ao ambiente urbano, devido ao seu habito alimentar de comer seiva de arvore que lhe dá uma reserva energética capaz de armazenar nutrientes por um longo período de escassez. Apesar de seu estado de conservação ser pouco preocupante, uma especie trazida do nordeste, introduzida no rio de janeiro vem causando problemas pois se alimenta de ovos de aves nativas. Isso na verdade não seria um problema, já que existem espécies de sagui nativos da região sudoeste que se alimentam de ovos, porém o desmatamento diminui o habitat das aves e consequentemente sua população, e esses saguizinhos somados aos nativos são uma população de predadores maior do que a de prezas. Como sempre, a culpa não é dos saguis, é dos homens que primeiro introduziram ele e depois desmataram a mata atlântica. Ele é protegido pelo projeto Muky da criação em cativeiro ilegal.

(Sagui)
(Outro filhote de Saguí)
Sagui-Leãozinho:
E por ultimo, porém não menos especial está o sagui-leãozinho que deu nome a esse post, primeiramente por que eu graças a ele eu fiquei o dia todo com"gosto muito de você leãozinho" do Caetano Veloso na cabeça, e depois por que ele é meu macaquinho favorito! Ele é considerado pelo Guinnes Book o menor macaco do mundo, e é ABSURDAMENTE procurado pelo trafico ilegal de animais por pessoas idiotas que acham que tem direito de retirar um animal desses da natureza e prender dentro de casa. 
Sua população vem diminuindo drasticamente, mesmo que antes e seu estado de conservação fosse considerado pouco preocupante. Eu mesma encontrei exemplares para vender pela internet nesse site aqui, dois filhotes por mil reais! Alguém pode me ajudar como denunciar?!

(Sagui-leãozinho)

(Sagui-leãozinho filhote)

(Sagui-leãozinho)


Fontes:
http://www.amazonlink.org/biopirataria/ - informações sobre bio pirataria
http://www.micoleao.org.br/associação mico leão dourado
http://humoncomics.com/tamarin-daddy-daycare - Estrutura familiar dos micos-leões
http://onde-comprar-preco-de.animais-estimacao.com/?encontrar=sagui+leaozinho - ABSURDO!

Um comentário:

  1. Esse site aqui explica certinho. Basta denunciar para o ibama ;)
    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/saiba-como-denunciar-crimes-e-agressoes-ao-meio-ambiente

    ResponderExcluir

::: (\_(\
*: (=' :') :*
·.. (,('')('')¤°.¸¸.·´¯`»